top of page

Introdução: Lourival Silva



Filmagem


Foi claro desde o início que, além da minha introdução, seria necessária à do meu avô. Todavia, como verão na introdução do livro, ele não simpatizou desde o início com a publicação. Foi um grande avanço fazê-lo concordar em gravar, dizendo afinal que faria tudo o que eu precisasse para ajudar.

Nós arrumamos o espaço, posicionamos o telefone da minha irmã, que tem a câmera muito melhor, e começamos. No roteiro, eu introduzia alguns objetos memorabilia e fazia duas perguntas rápidas. Ele surpreendeu de novo, falando por 44 minutos, que eu fiz questão de olhar como oportunidades de ter ele mais envolvido, apesar dos problemas que isso gerou.


Edição

Não me considero leigo, porém a situação me deixou bem tonto. Perdoem qualquer erro nas expressões técnicas.

O primeiro problema foi transferir o vídeo do Iphone da minha irmã ao meu Samsung ou meu computador. Tentamos Google Drive e a cabo enquanto os arquivos dela no OneDrive "descongelavam" [???] Nada funcionou, então 24 horas depois, mais algumas de upload, fomos pelo One. Mais cerca de 2 horas para baixar no meu computador e de 8 horas para o Clipchamp. Por motivos que irei explicar, também perdi 6 horas colocando o vídeo privado no Youtube.

Após todo esse esforço, ao menos apenas de tempo, busquei contornar um problema previsto com o editor de vídeo. É como se ele lidasse com cada corte ao mesmo arquivo como um novo, um vídeo de 40 minutos dividido em dezenas de cortes era tratado como dezenas de vídeos, e o tempo de "buffering", que pelo que entendi é acessar estes arquivos individualmente, é enorme, impossibilitando assistir o resultado a cada mudança. Ou seja, seria obrigado a editar vendo o impacto das minhas ações apenas a cada rascunho.

Saí em uma pequena jornada sobre como resolver este problema e encontrei uma conversa no fórum do Reddit. A reclamação era tanta e em volta de todo o sistema, me explicando que a Microsoft só podia ter o comprado porque rodava no navegador ao invés de pôr instalação. Instalei um outro de código aberto, recomendado na conversa, e logo descobri o motivo por haver um sistema menos pesado, mesmo sendo pior, já que meu notebook travou imediatamente.

Minha outra alternativa não era nada ortodoxa, decidi manter o arquivo intacto o máximo de tempo possível, na verdade apenas cortando de 10 em 10 minutos para não pesar com os 40. Para saber onde cortar, algo já considerado antes de qualquer forma, usei do Youtube para baixar as legendas geradas automaticamente e segui-las como um roteiro, grifando as partes que queria. Avançava no vídeo, marcava o tempo perfeito para o corte e seguia. Apenas tempos depois realmente cortei meus pedaços e os coloquei em ordem, travando muito.



Revisão

Claro, a parte mais importante na edição é escolher como contar a história. Por dois motivos eu era incapaz de julgar por mim, já conheço as histórias perfeitamente, então preencheria sem perceber as lacunas no sentido das coisas, e algo que vale para tudo e todos, gastei tanto esforço naquilo que meu vies clamava por aprovar logo.

Quando chegou a minha namorada, o resultado pareceu estranho e sem sentido. Ela e eu discutimos uma solução, e outras 3 além das 4 que tentem por mim mesmo. Finalmente, sendo convencido de uma alternativa bem oposta ao meu caminho, apenas tentando provar para ela que não daria certo, chegamos ao vídeo publicado.

Ps.: Se qualquer leitor puder aconselhar acerca dos problemas que tive, não sendo a Letícia que não precisa ganhar outra tão cedo, por favor!


Ps.: Pensando em postar partes maiores e sem edição dele contando mais. O que acham?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page